Termina nesta segunda-feira (30) o prazo para o alistamento militar, obrigatório para homens nascidos em 2007.
Brasileiros naturalizados e aqueles que não se alistaram no período correto, em anos anteriores, também poderão prestar o serviço.
O procedimento pode ser feito de forma presencial, na junta do serviço militar, ou online, por meio deste link.
As mulheres que também quiserem, podem se alistar de forma voluntária. Veja abaixo os documentos necessários para o alistamento em 2025.
O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e com a duração normal de 12 meses.
Todos os brasileiros do sexo masculino são obrigados ao Serviço Militar, conforme previsto no Art. 143 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Documentações necessárias, independentemente do formato de alistamento:
Mulheres também poderão se alistar nas Forças Armadas. Ao contrário do alistamento obrigatório para os homens, no caso feminino, ele pode ser feito de forma voluntária para aquelas que completarão 18 anos em 2025.
Segundo o Ministério da Defesa, neste primeiro momento, serão ofertadas 1.465 vagas, distribuídas em 28 municípios e 14 unidades federativas (veja abaixo dos dados sobre o RS).
Serão 1.010 vagas para o Exército, 155 para a Marinha e 300 para a Aeronáutica. A expectativa é a de ir aumentando progressivamente esses números, até que se atinja um índice de 20% das vagas.
O alistamento para as mulheres poderá ser feito via internet ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar.