Sábado, 12 de Julho de 2025
19°C 33°C
Patos, PB
Publicidade

PF deflagra operação para investigar uso de documentos falsos em financiamentos habitacionais da Caixa na Paraíba

A operação é coordenada pela Delegacia de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal na Paraíba.

Hércules Barbosa
Por: Hércules Barbosa Fonte: WScom
17/06/2025 às 14h27
PF deflagra operação para investigar uso de documentos falsos em financiamentos habitacionais da Caixa na Paraíba

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (17), a Operação Subsidium, com o objetivo de apurar fraude em subsídios habitacionais concedidos pela Caixa Econômica Federal na Paraíba. A investigação mira um correspondente bancário suspeito de usar documentos falsos para simular vínculos residenciais entre proponentes de financiamento e, assim, ampliar ilegalmente os valores liberados pelo banco público.

O esquema envolvia a criação artificial de uma mesma residência para diferentes solicitantes do programa habitacional federal. A medida tinha como objetivo aumentar o valor do subsídio habitacional, previsto nas políticas públicas voltadas à aquisição da casa própria por famílias de baixa renda.

A operação é coordenada pela Delegacia de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal na Paraíba. Foram cumpridos dois mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em imóveis vinculados aos investigados.

A Polícia Federal informou que os envolvidos podem responder por crimes como financiamento mediante fraude, conforme previsto na Lei dos Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional. Além disso, poderão ser responsabilizados por uso de documento falso e falsidade ideológica, caso esses delitos se confirmem ao longo da apuração.

O nome da operação, “Subsidium”, faz referência ao termo em latim que significa “ajuda” ou “subvenção”, em alusão ao subsídio habitacional fraudado.

Em nota, a Polícia Federal reiterou que a ação visa proteger recursos públicos e garantir a integridade de programas sociais destinados à população mais vulnerável.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários