Terça, 17 de Junho de 2025
18°C 31°C
Patos, PB
Publicidade

Defesa Civil testa na Paraíba nova ferramenta de alerta para desastres de grandes proporções

Quatro municípios paraibanos foram escolhidos para participar do teste.

Hércules Barbosa
Por: Hércules Barbosa Fonte: G1 Paraíba
09/06/2025 às 14h27
Defesa Civil testa na Paraíba nova ferramenta de alerta para desastres de grandes proporções
Foto: Prefeitura de João Pessoa/Divulgação

A ferramenta Defesa Civil Alerta, do Governo Federal, que emite alertas sobre desastres de grandes proporções, será testada na Paraíba no dia 14 de junho. A ação será realizado nos municípios de João PessoaAlagoa GrandeItatuba e Coremas.

Segundo a Defesa Civil da Paraíba, o teste será emitido às 15h04, nos municípios paraibanos escolhidos e em outros oito estados do Nordeste. O alerta ficará à disposição da população efetivamente a partir do dia 18 de junho.

A mensagem que será exibida durante o alerta de demonstração será: “ALERTA EXTREMO - Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta”.

“A mensagem vai dizer que é um teste e que não há necessidade de tomada de nenhuma atitude. Porque, na verdade, quando efetivamente for utilizado, vai ter sempre um direcionamento para que a população se abrigue. Essa ferramenta só vai ser utilizada em casos de iminência de eventos extremos e severos”, explicou a diretora da Defesa Civil da Paraíba, Márcia Andrade.

 

Segundo o Governo Federal, a ferramenta utiliza uma tecnologia de transmissão via telefonia celular e avisa a população sobre desastres naturais ou causados pelo homem. Os alertas são emitidos pelas Defesas Civis de estados e municípios.

A ferramenta vai enviar uma mensagem de texto e, em casos extremos, será emitido um sinal sonoro no celular, ainda que o aparelho esteja no modo silencioso. Não é necessário fazer cadastro prévio ou a indicação de um CEP.

Há dois tipos de alertas:

 

  • Extremo: é o nível máximo de alerta, caracterizado por ameaças extremas à vida ou à propriedade, necessitando que a população adote medidas de proteção imediata.
  • Severo: a urgência não é imediata, e a população tem mais tempo para se proteger.

 

O Defesa Civil Alerta é compatível com aparelhos lançados a partir de 2020. Vão receber o alerta todas as pessoas localizadas na área de risco, definida pela Defesa Civil, com cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários