Terça, 17 de Junho de 2025
18°C 31°C
Patos, PB
Publicidade

Lei que amplia para 30% as cotas para negros em concursos públicos é sancionada

Lei, de acordo com o presidente, foi sancionada com o objetivo de que as repartições públicas possam ter a cara da sociedade brasileira.

Hércules Barbosa
Por: Hércules Barbosa Fonte: Jornal da Paraíba
04/06/2025 às 14h37
Lei que amplia para 30% as cotas para negros em concursos públicos é sancionada
Foto: Freepik.

A lei que amplia de 20% para 30% o percentual de cotas para pessoas negras em concursos públicos do governo federal foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio da Silva na terça-feira (3).

A sanção aconteceu em uma cerimônia fechada no Palácio do Planalto. As cotas são destinadas para autarquias, fundações públicas, empresas públicas ou sociedades de economia mista.

A lei, de acordo com o presidente, foi sancionada com o objetivo de que as repartições públicas possam ter a cara da sociedade brasileira.

Conforme a nova regra, o percentual para cotas também será destinada para indígenas e quilombolas.

O sistema de cotas para negros em concursos públicos foi criado no de 2014 e tinha validade até junho de 2024. A nova medida vale por 10 anos. Por isso, a lei deverá ser reavaliada em 2035.

O texto determina que os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos podem concorrer também pelas vagas de ampla concorrência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários