A noite de Pedro Raul na Arena Castelão. O atacante marcou os dois gols do Ceará na vitória por 2 a 1 sobre o Vasco na noite desta terça-feira, na abertura da 4ª rodada do Brasileirão. Vegetti descontou no fim para o clube carioca, mas não foi suficiente para reverter o placar.
O Vasco foi a Fortaleza nesta terça-feira empolgado pelas duas vitórias em sequência na temporada (contra Puerto Cabello e Sport) e com chances de dormir na liderança do Brasileirão. Mas a euforia deu lugar a motivos para se preocupar depois da derrota por 2 a 1 para o Ceará, no Castelão, a segunda da equipe de Fábio Carille no campeonato.
A defesa do Vasco teve uma noite infeliz e foi determinante para a derrota. No primeiro gol, João Victor recuou errado de cabeça, e Lucas Freitas demorou demais para reagir e acompanhar Pedro Raul. No segundo, Guilherme e Pedro Raul apareceram completamente sozinhos dentro da área para ampliar a vantagem.
Mas o problema não foi apenas a fraca atuação defensiva. O time de Carille voltou a apresentar enorme dificuldade para acelerar as jogadas, como o próprio treinador reconheceu na coletiva depois da partida. Sem Philippe Coutinho, que foi poupado por controle de carga e nem sequer viajou para Fortaleza, a equipe criou muito pouco, em especial nos primeiros 60 minutos do jogo.
A caminho do fim da sua passagem pelo Vasco, Payet mais uma vez decepcionou como substituto do Coutinho e não foi o homem da criação do qual o time precisava. O francês resumiu sua atuação a uma finalização perigosa com sete minutos de partida e só. Outro que repetiu postura apagada foi Benjamín Garré, que visivelmente só tem sido titular na ponta direita do Vasco porque Adson ainda não tem condições de começar jogando.
Diante da necessidade de diminuir o prejuízo no placar, a exemplo do que já havia acontecido na rodada passada, o Vasco melhorou no segundo tempo com as entradas de Adson, Jair e Rayan. O jovem atacante foi o melhor em campo, mesmo tendo atuado por apenas 45 minutos. Foi dele a assistência para mais um gol de Pablo Vegetti. Que bom que o capitão vascaíno, artilheiro do campeonato com quatro gols, está sempre ali para marcar, mas o jogo do Vasco não pode depender apenas disso.
Quem tem um elenco top-8 no país, como definiu o presidente Pedrinho antes do início do Brasileiro, não pode apostar as fichas em Alex Teixeira e Jean David para evitar uma derrota fora de casa. O chileno entrou aos 48 minutos do segundo tempo e provocou a revolta da torcida com dois ou três toques na bola - em um deles, foi desarmado no ataque e quase deu um gol para o Ceará.
Agora, o Ceará se recuperou no Brasileirão após derrota para o Juventude e agora tem sete pontos. O time comandado por Léo Condé dorme na 3ª posição. O Vasco, com seis pontos, está em 6º.
O time carioca volta aos gramados no sábado para enfrentar o Flamengo no Maracanã, enquanto os cearenses medirão forças com o Bahia na segunda-feira.