Quarta, 23 de Abril de 2025
21°C 35°C
Patos, PB
Publicidade

Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, inaugura primeira Sala Lilás do Brasil em João Pessoa

Estrutura está localizada dentro do Instituto de Medicina Legal (IML), nas dependências do Instituto de Polícia Científica (IPC)

Hércules Barbosa
Por: Hércules Barbosa Fonte: Portal T5
21/03/2025 às 14h27
Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, inaugura primeira Sala Lilás do Brasil em João Pessoa

ministro da Justiça e Segurança PúblicaRicardo Lewandowski, inaugurou, nesta sexta-feira (22), a primeira Sala Lilás do Brasil pelo Programa Nacional Antes que Aconteça. A estrutura está localizada dentro do Instituto de Medicina Legal (IML), nas dependências do Instituto de Polícia Científica (IPC), no bairro do Cristo, em João Pessoa.

Sala Lilás é um espaço reservado para o atendimento de mulheres e meninas em situação de violência de gênero, garantindo um acolhimento humanizado e especializado. O atendimento é realizado por profissionais capacitados, preferencialmente do sexo feminino, pertencentes a instituições de segurança pública e ao sistema de justiça.

Durante o evento, Lewandowski assinou a Portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública que institui o Programa Salas Lilás, estabelecendo diretrizes para o acolhimento especializado dessas vítimas. Segundo o ministro, o programa representa um avanço na proteção e assistência às mulheres, reforçando a integração entre os três poderes para o enfrentamento da violência de gênero. "Essa iniciativa reafirma o compromisso do Estado brasileiro em oferecer um atendimento digno e humanizado para mulheres vítimas de violência. Precisamos garantir que essas vítimas se sintam seguras ao buscar ajuda", afirmou Lewandowski.

senadora Daniella Ribeiro destacou a importância da iniciativa e ressaltou a relevância da Paraíba no protagonismo da defesa das mulheres. "Um dia muito importante principalmente para as mulheres que sofrem violência doméstica e que precisam de um acolhimento diferenciado e capacitado. As Salas Lilás têm o propósito de humanizar e acolher as vítimas", afirmou.

O evento também contou com a presença do governador do Estado, João Azevedo, além de diversas autoridades políticas e representantes da segurança pública. O governador ressaltou que a inauguração da Sala Lilás marca o início de uma série de ações voltadas à proteção das mulheres paraibanas"Estamos dando um passo essencial para fortalecer as políticas de proteção às mulheres no nosso estado. A criação dessas salas representa um avanço na forma como acolhemos e apoiamos as vítimas de violência", declarou João Azevêdo.

Sala Lilás de João Pessoa está instalada no IML, onde as mulheres vítimas de violência passam pelo exame de corpo de delito, documento essencial para a investigação e a denúncia dos casos. O objetivo do espaço é oferecer um ambiente seguro, com suporte especializado.

A Paraíba será pioneira na implantação do Programa Salas Lilás, com a previsão de inauguração de 52 unidades em todo o estado. "Sonhamos juntos e hoje estamos realizando algo inédito, que partirá da Paraíba para o restante do país", declarou a senadora Daniella Ribeiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários