Na manhã desta terça-feira, uma megaoperação policial, denominada "Cacimba Nova", foi deflagrada nos municípios de Vista Serrana, Condado, Pombal, Sousa e Paulista, no Sertão da Paraíba. A ação contou com a participação de mais de 100 policiais civis e militares, que cumpriram mandados judiciais.
A operação resultou na prisão de um ex-prefeito de Vista Serrana e mais 7 pessoas, além da apreensão de diversos bens e documentos. Outros suspeitos estão foragidos. As investigações, iniciadas em outubro de 2022, após a descoberta de uma plantação com mais de 60 mil pés de maconha em Malta, apontaram para a existência de uma organização criminosa liderada pelo ex-prefeito.
O grupo criminoso é suspeito de desviar dinheiro público para financiar o cultivo de maconha, além de praticar lavagem de dinheiro. A polícia estima que a plantação erradicada em Malta renderia cerca de R$ 13 milhões à organização.
O Superintendente da 3ª SRPC, Del. Cristiano Jacques, lamentou o desvio de dinheiro público para o crime organizado e destacou o comprometimento das forças de segurança com a repressão ao crime no Sertão da Paraíba. Ele também ressaltou a redução da criminalidade na região nos últimos seis meses, atribuindo o resultado a operações como a "Cacimba Nova".