Sábado, 22 de Março de 2025
22°C 35°C
Patos, PB
Publicidade

População da maioria dos países ao redor do mundo respira ar poluído

A OMS diz que 99% da população global vive em áreas que não atendem aos padrões de qualidade do ar.

Genival Júnior
Por: Genival Júnior Fonte: R7
12/03/2025 às 08h47
População da maioria dos países ao redor do mundo respira ar poluído
Imagem: Diário da Saúde

Um relatório divulgado nesta terça-feira (11) revela que a maior parte do mundo vive sob níveis alarmantes de poluição do ar e que apenas sete países ao redor do globo atendem às diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a qualidade do ar. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.

A pesquisa, produzida pela empresa suíça IQAir e intitulada como Relatório Mundial de Qualidade do Ar, analisou e compilou dados de mais de 40 mil estações de monitoramento em 138 países no ano passado.

O Chade, na África, lidera o ranking como o país com o ar mais sujo do planeta. Lá, os níveis de partículas finas (PM2,5) são 18 vezes maiores que o limite recomendado pela OMS, que é de 5 microgramas por metro cúbico.

Essas partículas finas são como “poeirinhas” invisíveis. Elas são tão pequenas que conseguem entrar no nosso corpo, chegar ao sangue e causar problemas de saúde, como dificuldades para respirar e até doenças mais graves.

A OMS diz que o ar é seguro quando tem no máximo cinco dessas poeiras por metro cúbico. Ou seja, este é o limite para o ar ser considerado saudável. No Chade, o ar está bem mais sujo do que isso. São cerca de 90 “poeirinhas” por metro cúbico.

O órgão diz que 99% da população global vive em áreas que não atendem aos padrões de qualidade do ar. Cerca de sete milhões de pessoas morrem todos os anos por exposição prolongada a essa condição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários