Sexta, 21 de Março de 2025
22°C 35°C
Patos, PB
Publicidade

Senado homenageia Fernanda Torres e Fernanda Montenegro com diploma Bertha Lutz

As duas atrizes interpretaram Eunice Paiva, mulher do ex-deputado federal Rubens Paiva, em ‘Ainda Estou Aqui’

Eduardo Rabelo
Por: Eduardo Rabelo Fonte: Portal R7
10/03/2025 às 07h45 Atualizada em 10/03/2025 às 08h10
Senado homenageia Fernanda Torres e Fernanda Montenegro com diploma Bertha Lutz
Foto: Portal R7

O plenário do Senado vai homenagear, em 26 de março, as atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, filha e mãe, respectivamente, com o diploma “Mulher-Cidadã Bertha Lutz”. As indicações partiram do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

O prêmio é direcionado a mulheres que se destacam na defesa dos direitos e das questões de gênero no Brasil. Além delas, outras 17 mulheres também serão homenageadas.

As duas atrizes interpretaram Eunice Paiva, mulher do ex-deputado federal Rubens Paiva, cassado, preso, torturado e morto pela ditadura militar no Brasil. Elas atuaram no filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles.

A obra foi indicada ao Oscar em três categorias e venceu a de Melhor Filme Internacional, trazendo o primeiro Oscar do Brasil. Fernanda Torres foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz, mas perdeu. Ela, porém, venceu o Globo de Ouro pela atuação no mesmo filme.

Mãe e filha foram as únicas brasileiras a serem indicadas ao Oscar de Melhor Atriz. Montenegro foi indicada em 1999 pela atuação em Central do Brasil, mas perdeu.

Ainda Estou Aqui também ganhou mais 39 prêmios. Entre eles, além do Oscar e do Globo de Ouro, se destaca o de Melhor Roteiro no Festival de Veneza.

Bertha, que dá nome à homenagem, foi uma das pioneiras do feminismo no Brasil, sendo uma das responsáveis por pressões políticas que resultaram em leis que deram o direito ao voto e igualdade de direitos políticos às mulheres.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários