A convocação de Neymar para a seleção brasileira pode causar uma dor de cabeça para o Santos. Caso o Peixe consiga vencer o Corinthians e avançar para a final do Campeonato Paulista, o craque pode encarar uma maratona de jogos em um curto espaço de tempo.
As finais do Paulistão serão disputadas nos dias 16 e 27 de março. No intervalo entre as duas decisões, o Brasil entrará em campo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo nos dias 20, para enfrentar a Colômbia, e depois no dia 25, contra a Argentina.
Se o Peixe avançar para a decisão do Paulistão pelo segundo ano seguido, Neymar pode ter uma sequência de quatro partidas em um intervalo de 12 dias. Além disso, o segundo jogo da final do torneio estadual será disputado somente dois dias após a partida do Brasil em Buenos Aires.
No Santos, apesar do discurso adotado com foco apenas no confronto da semifinal, contra o Corinthians, no próximo domingo, existe desde já uma precaução com o craque e com outros jogadores que poderão participar das rodadas das Eliminatórias, caso dos venezuelanos Soteldo e Rincón.
O técnico Pedro Caixinha não descarta, por exemplo, ter que fazer mudanças na equipe se a classificação para a decisão do Campeonato Paulista seja confirmada.
– Neymar, Soteldo e Rincón são os jogadores selecionáveis e, se nós chegarmos à final, eu já tenho que pensar. Por exemplo, se calhar a dois dias da final, vou ter fazer algumas alterações. Nesse sentido, em termos de ter o calendário à frente, eu penso um pouco mais além. A única coisa que posso controlar é o próximo treino, que vai preparar para o próximo jogo. Mais do que isso não posso fazê-lo – disse o técnico depois do jogo contra o Bragantino.
Neymar reestreou pelo Santos em 5 de fevereiro, no duelo contra o Botafogo-SP, pelo Paulistão. Ate agora, ele participou de sete jogos, sendo seis como titular. Porém, somente em um deles o craque atuou por 90 minutos. Na maioria das partidas, o camisa 10 tem sido substituído durante o segundo tempo, em uma forma de preservá-lo fisicamente.
De acordo com o técnico do Peixe, o atacante superou o primeiro ciclo dentro do Santos, que era focado em retomar o ritmo de jogo. Agora, o camisa 10 vive uma segunda etapa da preparação, em busca do melhor desempenho em campo.
— Em relação àquilo que é o ritmo de jogo, ele já o adquiriu, esse ciclo já está completo — avaliou Caixinha.
A preocupação com o rendimento do craque também se estende para a seleção brasileira. O técnico Dorival Júnior aguarda a apresentação de Neymar para avaliar sobre a minutagem que o jogador terá nas Eliminatórias. O treinador esteve na Vila Belmiro recentemente para acompanhar a evolução do jogador.
– Ele já atuou no Santos nos 90 minutos. Ao mesmo tempo em algumas (partidas) ele vem sendo poupado nos minutos finais. Dependerá muito da sequência que ele terá agora, da maneira como ele vai se apresentar. Vamos aguardar para que a definição seja tomada a partir do momento que ele esteja aqui – disse o treinador da Seleção durante o anúncio da convocação.
Com o Santos classificado ou não para a final do Paulistão, Neymar se apresentará à seleção brasileira no próximo dia 17.
Veja o calendário de Neymar:
9/3: Corinthians x Santos (semifinal do Paulistão)
16/3: final do Paulistão (se o Peixe se classificar)
20/3: Brasil x Colômbia (Eliminatórias)
25/3: Argentina x Brasil (Eliminatórias)
27/3: final do Paulistão (se o Peixe se classificar)
29/3 ou 30/3: Vasco x Santos (primeira rodada do Brasileirão)