Quinta, 27 de Março de 2025
22°C 34°C
Patos, PB
Publicidade

Bolsonaro vai ao Senado negociar anistia a 8/1 e a ele próprio para apoiar Alcolumbre e Motta

Ex-presidente se reuniu com bancada de senadores do partido e elogiou atitude de Lira de levar tema para comissão especial

Eduardo Rabelo
Por: Eduardo Rabelo Fonte: Folhapress
30/10/2024 às 09h05 Atualizada em 30/10/2024 às 09h13
Bolsonaro vai ao Senado negociar anistia a 8/1 e a ele próprio para apoiar Alcolumbre e Motta
Foto: Folhapress

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve na tarde desta terça-feira (29) no Senado para negociar o apoio do PL às candidaturas de Davi Alcolumbre (União Brasil) e Hugo Motta (Republicanos-PB) às presidências do Senado e da Câmara, respectivamente.

Na saída da reunião, afirmou que várias negociações estão na mesa e defendeu enfaticamente a anistia aos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e a ele próprio, que está inelegível devido a duas decisões da Justiça Eleitoral.

O PL tem a maior bancada da Câmara, com 92 das 513 cadeiras, e 14 dos 81 senadores.

Bolsonaro também disse ter conversado nesta segunda com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e apoiou a decisão do parlamentar de retirar da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e colocar em uma comissão especial o projeto de anistia aos participantes do 8 de janeiro.

Bolsonaro disse que a anistia às pessoas condenadas e que respondem a processo pela quebradeira na sede dos três Poderes em janeiro de 2023 é a prioridade. E que a sua própria anistia para disputar as eleições presidenciais de 2026 é o ponto a ser tratado a seguir.

As eleições para o comando da Câmara e do Senado ocorrem em fevereiro. Alcolumbre e Motta são favoritos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Política Há 11 horas

Réu no STF, Bolsonaro nega tentativa golpe e diz que denúncias são ‘infundadas’

Ex-presidente criticou condução que apura tentativa de golpe de estado; político acompanhou julgamento em gabinete de Flávio.

Tentativa de golpe Há 19 horas

STF retoma hoje julgamento de Bolsonaro e aliados

O julgamento será retomado nesta quarta-feira (26), às 9h30, quando os ministros passarão para a parte que trata das questões de mérito, ou seja, avaliar se os acusados vão ser processados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Julgamento Há 2 dias

STF forma maioria para condenar e cassar mandato de Zambelli

Apesar da maioria já formada, o julgamento segue suspenso devido ao pedido de vista de Nunes Marques. Agora, o ministro tem 90 dias para analisar o caso e liberar o julgamento. Os votos já proferidos continuarão válidos na retomada do julgamento. 

Política Há 2 dias

STF começa a julgar nesta terça se torna Bolsonaro e outros sete réus por golpe de Estado

Julgamento está previsto para ocorrer em três sessões: duas nesta terça-feira (25), às 9h30 e às 14h, e a terceira no dia 26, às 9h30

Foto: f5online.com.br
Previsão Há 3 dias

Valdemar Costa Neto diz que julgamento pode aumentar “potencial” eleitoral de Bolsonaro

O dirigente de direita disse à CNN que o efeito, na avaliação dele, deve ser o oposto