Terça, 23 de Julho de 2024
19°

Tempo limpo

Patos, PB

Geral Cotidiano

Chefs de cozinha da Paraíba ficam proibidos de usar barba, determina Agevisa

Medida vale também para outros profissionais que manipulam alimentos, que ficam proibidos também de usar adornos durante o trabalho.

05/07/2024 às 14h11
Por: Hércules Barbosa Fonte: Jornal da Paraíba
Compartilhe:
Chefes de cozinha vão precisar tirar a barba para trabalhar na Paraíba. Freepik
Chefes de cozinha vão precisar tirar a barba para trabalhar na Paraíba. Freepik

Chefs de cozinha e outros profisssionais que manipulam alimentos na Paraíba ficam proibidos a partir desta sexta-feira (5) a usarem barbas e outros adornos como brincos, anéis, pulseiras, unhas grandes ou postiças no momento em que estivem no exercício de suas atividades profissionais.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) e é assinada pela Agência de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB).

No texto, é destacado que se reconhece a jurisprudência brasileira de que é proibido se determinar um padrão na aparência dos empregados, mas pondera que a promoção e a proteção da saúde da população prevalece neste caso.

A medida cita uma resolução de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para justificar a medida e destaca que é papel da Agevisa legislar visando a melhoria das condições higiênico-sanitárias dos serviços de alimentação na Paraíba.

Ainda na nota técnica, a Agevisa-PB informa que, a partir de agora, os órgãos de inspeção sanitária em atividade na Paraíba vão analisar essas questões e que o descumprimento da medida estabelecida vai acarretar em infração a ser punida de acordo com a legislação sanitária vigente.

Em casos mais graves, ações cíveis ou penais podem ser abertas contra os infratores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários