Terça, 23 de Julho de 2024
22°

Tempo limpo

Patos, PB

Geral Meio ambiente

Inverno começa na Paraíba: previsão é de temperaturas amenas e chuvas mais frequentes

Chuvas que ocorrem nesta época do ano coincidem com o outono e inverno, mas não são causadas por essa estação.

20/06/2024 às 14h28
Por: Hércules Barbosa Fonte: Jornal da Paraíba
Compartilhe:
Dia chuvoso em João Pessoa. Antônio Vieira/TV Cabo Branco
Dia chuvoso em João Pessoa. Antônio Vieira/TV Cabo Branco

O inverno começa na Paraíba nesta quinta-feira (20), a partir das 17h51, e segue até o dia 22 de setembro. De acordo com a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), as temperaturas devem ficar mais amenas e as chuvas, mais frequentes no estado.

Neste período, o principal sistema meteorológico gerador de chuvas é chamado de Distúrbios Ondulatórios de Leste, que são nuvens que se formam no Oceano Atlântico e se deslocam em direção à costa leste do Nordeste do Brasil, principalmente sobre as regiões do Agreste, Brejo e Litoral.

Esse gerador de chuvas também atua com o transporte de umidade oriunda do oceano Atlântico em direção à costa leste do Nordeste, trazida pelos ventos alísios de sudeste. E esses ventos, em baixos níveis da atmosfera, sopram com mais intensidade nesta época do ano.

Chuvas

A meteorologista volta a lembrar que as chuvas que ocorrem nesta época do ano coincidem com o outono e inverno, mas não são causadas por essa estação.

Nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral, o quadrimestre mais chuvoso, de abril a julho, coincide com as estações do ano outono e inverno. Em torno de 40% do total de chuvas do ano caem no inverno.

Já nas regiões do Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão, a estação do inverno apresenta reduzidos totais pluviométricos.

Temperaturas

No inverno, as temperaturas são climatologicamente mais amenas, mas, ainda assim, dentro da média.

As temperaturas atingem valores mínimos, registradas durante a madrugada de 17ºC, principalmente sobre o Brejo e Cariri, e a máxima, temperaturas registradas durante o período da tarde, em torno de 31ºC no Sertão e Alto Sertão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários