Terça, 23 de Julho de 2024
19°

Tempo limpo

Patos, PB

Geral Tradição

Dia de São João é feriado na Paraíba?

No período dos festejos juninos essa é uma dúvida recorrente entre os moradores do estado

19/06/2024 às 12h56
Por: Hércules Barbosa Fonte: Portal T5
Compartilhe:
Dia de São João (Foto: divulgação/Gov PB)
Dia de São João (Foto: divulgação/Gov PB)

Dia de São João, comemorado em 24 de junho, é um dia aguardado por muitos paraibanos, seja para participar das festividades ou apenas para aproveitar um dia de foga. No entanto, há uma dúvida recorrente: afinal, a data é feriado no estado da Paraíba?

Apesar das tradições culturais e religiosas, o Dia de São João não é considerado um feriado nacional ou estadual. Na Paraíba, a situação é definida por legislações municipais específicas. Diversas cidades paraibanas decretam o dia como feriado local, incluindo, as quatro cidades mais populosas do estado: João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita e Patos. 

Legislações Municipais

  • João Pessoa: na capital paraibana, o Dia de São João é feriado desde 1999, conforme a Lei Municipal nº 8.805.
  • Campina Grande: conhecida como a "terra d'O Maior São João do Mundo", Campina Grande também reconhece o dia como feriado municipal, de acordo com a Lei Municipal nº 7.197.
  • Patos: no Sertão, há um dispositivo na lei que considera o dia como feriado municipal.
  • Santa Rita: na região metropolitana de João Pessoa, o feriado de São João é estabelecido por uma lei municipal de 2017.

Funcionamento dos Serviços

Devido à variação nas legislações municipais, é importante que os moradores se informem sobre o funcionamento dos serviços públicos e privados durante o feriado.

Serviços essenciais como transporte e saúde podem operar em horários diferenciados ou em regime de plantão durante a data de 24 de junho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários