Intercâmbio de experiências educacionais, cooperação entre centros universitários, projetos de pesquisas e extensão dentre outros, esses foram alguns tópicos da entrevista do Reitor da Universidade Amílcar Cabral da Guiné Bissau, Herculando Arlindo Mendes, no Jornal Hora Onze da Universidade FM 105.1. O professor Mestre que está à frente da única universidade federal do seu país, está em viagem oficial ao Brasil para fechar acordos e parcerias para o ensino superior, além de outros pontos de cooperação compartilhados pelas instituições e os dois países.
O Reitor explanou alguns detalhes do que será esse acordo com o Centro Universitário UNIFIP. De acordo com Herculano, muito do que se tem na educação brasileira hoje, atrai os seus compatriotas, e pela facilidade de comunicação, devido a língua oficial ser o português, o Brasil é um dos países que muito guineneses se interessam para estudar, assim como o próprio Herculando, que por quatro anos estudou em Natal-RN.
Segundo ele poder está no Brasil para firmar acordos, levar as novas experiências, apresentar possibilidades ao povo do seu país, aos jovens que desejam vencer na vida através da educação, é uma imensa honra e também responsabilidade. Herculano elogiou os investimentos realizados pelo grupo UNIFIP, parabenizou o reitor João Leuson Palmeira, por acreditar e investir em educação, e disse que em breve grandes proveitos serão vistos dessa parceria.
Ao finalizar sua participação no Hora Onze, Herculano fez agradecimentos a todos que estão em colaboração para a realização deste acordo de cooperação entre UNIFP e UAC, afirmou que através da educação é que se pode fazer uma grande mudança na forma de pensar, agir e se convier no planeta e disse que retornará ao seu país, com uma impressão totalmente diferente da que tinha quando aqui foi estudante.
Ele também retorna com um sentimento de angariar muito mais conquistas para seus compatriotas do que quando desembarcou no Brasil.